(DRÊH) Autoavaliação & Atividades Gerais
Aprendi fazer a divisão do meu CASTING; Descobri que aguento mais de 19s em uma só respiração em uma escaleta; Identifiquei e criei com atenção ritmos em coletivo, dupla e individual que traziam consigo uma composição musical acompanhados por sons de bateria, guitarra, piano e até mesmo partes do corpo (mãos e pés); Após algumas aulas no teatro Helena Barcelos, tivemos que descrever e analisar cada parte do vídeo; Por gostar muito de monólogos voltados a comédia, pude trazer essa experiência em sala de aula (que foi incrível ver outra pessoa lendo); A partir dos textos escolhidos consegui selecionar um que tivesse uma semelhança próxima da peça "Entre Quatro Paredes" e depois descrevi alguns textos escolhidos por outras pessoas da turma; As aulas do Café e Pablo me ajudaram na compreensão das diagonais, câmera lenta, sentir o peso do corpo ao realizar os exercícios, interação e conexão como grupo; Para uma criação coletiva de uma peça as repetições, interações, estados individuais são elementos importantes de serem trabalhados em todo processo "pensar no que irá fazer"; Selecionamos algumas referências de filmes/séries/textos de nosso interesse para enriquecer na criação da peça na diplomação; Brecht foi muito citado nas leituras e trouxemos algumas como referências de nossa preferência voltadas apenas nas peças dele; Fizemos algumas postagens de exercícios de monografias; E por fim, estamos em processo da realização do formulário diplomação.
No acompanhamento das postagens no Blogger. Eu tive um semestre bastante cheio, apertado por conta de ensaios principalmente na disciplina de Inter e Montagem, pois o meu professor finalizou o semestre antecipadamente e consequentemente os ensaios para a apresentação final eram longos e frequentes. Apesar de ser bastante ativa na disciplina, minha saúde mental e corporal ficaram bem exaustos. Confesso que atualmente o meu processo de criação da minha monografia continua sendo um desafio para mim.
Nunca faltei uma aula, logo consegui estar em todo processo de aulas teóricas e práticas. Minha organização no Blogger é executada no APP Prezi, onde consigo ter mais manuseio das minhas participações e realizações das atividades (apesar de ter perdido alguns documentos necessário que estavam em meu celular, pois caiu na água e parou de funcionar). Minhas contribuições foram nos debates, leituras, participações de qualquer atividade sendo oral ou presencial, na escaleta para avaliar quantos segundos eu conseguia em só sopro (atividade do tempo/ritmo), disposição e criação nas atividades. Todas as atividades propostas nas aulas, eu mandava no grupo da turma (criado também por mim) para que todes pudessem estar sintonizades. Eu tomava a frente de repassar as informações, mensagens, notícias para o professor.
Conhecendo agora um pouco do processo e metodologia das aulas (e com pouca pressão da disciplina de Inter e Montagem) trabalharia nas criações de textos em coletivo.
Minhas experiências superaram minhas expectativas, mas acredito que se a disciplina nos dias teóricos fossem com menos tempo e as atividades do Blogger fossem em conjunto, o processo seria completamente diferente, já que são momentos de compartilhamentos de documentos que discutimos. Digo isso porque para as pessoas que têm facilidade para escrita obviamente as atividades voltadas para essa área não são um desafio, ao contrário de outres que já adquirem esse certo bloqueio, então os exercícios em conjunto além de servir para absorver melhor entendimento da proposta, as dúvidas serão resolvidas. Como cada pessoa tem um rendimento, rotina diferente, utilizar esse meio de trabalho otimiza o tempo de uma forma mais orgânica.
ATIVIDADES GERAIS:
AULAS PRÁTICAS: https://youtu.be/KtE4qgwU3Wc - https://youtu.be/iwN6PRpx2r0 - https://youtu.be/SQIim4en-uI - https://youtu.be/lGRH27hb73s - https://youtu.be/a1-42YodGu0 - https://youtu.be/ruV5_FuUSk8 - https://youtu.be/gUJzHQ76P44 - https://youtu.be/Vfq6BTevGDg - https://youtu.be/wca9nJemUtQ - https://youtu.be/1E-2AdXysjo - https://youtu.be/AzqqCKDoio0 - https://youtu.be/ngApXZGR_D8 - https://youtu.be/tDmRX3i2EQg - https://youtu.be/v7gi2DpPqVY - https://youtu.be/uWShPxoRBu8 - https://youtu.be/R0HvYEbATRM - https://youtu.be/bCVGWxSghh0 - https://youtu.be/FgtT3ReQQe4
1.file:///C:/Users/Macha/Downloads/000886634.pdf
O CANTO CORAL E SUAS INFLUÊNCIAS SOCIOCULTURAIS - DE ANDRÉ RODRIGUES COSTA DE OLIVEIRA
Este projeto tem por objetivo de descrever a importância da prática de canto coral como elemento de motivação, integração, inclusão social e desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências. Através de pesquisas bibliográficas significativas, dividiu-se a monografia em 2 (dois) capítulos.
O primeiro capítulo retrata sobre o canto coral como atividade socializadora que, por meio do universo musical pode haver uma transformação significativa na vida de uma pessoa independente da idade ou condição social e a conectando com a cultura e a sociedade, além de que a participação do canto coral pode provocar manifestação, desejo pela interdisciplinaridade de conhecimentos artísticos causadas pelas influências da literatura, artes plásticas e até em outras ciências e técnicas. Propõem-se projetos de incentivos de oferecer um curso livre de educação musical através do canto coral para crianças e adolescentes por meios de práticas, como forma de expressar seus anseios e sentimentos por meio da linguagem musical. Mediante as situações de problemas pessoais como a autoestima, timidez, personalidades, sexualidade, a prática do canto coral pode ser um caminho para ajudar as pessoas com seus medos e complexos. O pessoal da terceira idade passam a buscar prazeres estéticos, criatividades, entre outras capacidades que precisam ser motivadas, já que sofrem modificações fisiológicas, biológicas, psicológicas, interferindo nas questões emocionais, afetivas e sociais adquiridas pelo decorrer da vida.
No segundo capítulo diz sobre o papel do regente coral e sua importância no processo educacional, onde ele pode assumir diversas outras funções à frente do seu grupo e contribuindo para que as relações interpessoais aconteçam, possuindo um trabalho técnico musical sólido e uma série de habilidades e competências para gerir e conduzir as pessoas, bem como estar apto a lidar com situações que vão além da atividade musical em si. O regente precisa ficar atento ao comportamento deste grupo em geral. É sua função cuidar do bem-estar e da boa convivência dentro do conjunto, assegurando que todes participantes estejam motivades e dispostes a aprender, priorizando os grupos (os coralistas e o coro profissional) nas ações e ao mesmo tempo conhecer cada integrante em sua individualidade para que consiga explorar o que cada um tem de melhor e respeitar seus limites. Portanto esse envolvimento, principalmente durante os ensaios, deve se estender além dos fatores musicais. Por fim, é importante observar o comportamento dos regentes, enfatizando que sua figura é um exemplo a ser seguido pelos integrantes.
2. file:///C:/Users/Macha/Downloads/TCC%20Dublador%20FINAL%20151221.pdf
CARACTERÍSTICAS VOCAIS DE DUBLADORES E ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA: REVISÃO DE LITERATURA - DE THALITA CARVALHO FERREIRA
O presente projeto tem como tema levantar as principais características vocais de dubladores e investigar como o trabalho fonoaudiólogo pode auxiliar estes profissionais.
Sabendo-se que a voz é um instrumento capaz de expressar sentimentos e emoções, com a chegada da televisão no Brasil na década de 50, a dublagem começou a ser utilizada devido a baixa qualidade de imagem das telenovelas que tornava difícil a leitura das legendas. Tais obras podem ser do mesmo idioma ou de idioma distinto, as quais são traduzidas e adaptadas para outras línguas, permitindo que pessoas de vários países tenham acesso a essas produções. Diferente de atores de teatro, cinema e televisão que precisam passar por um processo de construção do personagem, o dublador apenas concede a sua voz a personagens construídos. Em razão da alta demanda vocal para a interpretação dos personagens, a atuação fonoaudiológica é de grande valia no processo de dublagem. Para os dubladores, os três recursos mais utilizados são: articulação, entonação e pausa. Os atores consideram o trabalho fonoaudiológico na dublagem muito necessário, destacando o aquecimento e a resistência vocal, e também em relação aos ciclos respiratórios longos, a capacidade de imitar regionalismos/sotaques, a precisão articulatória, a leitura em voz alta, o controle da distância ao microfone, o controle da fadiga vocal, a ressonância, a disponibilidade mental, a colocação vocal, as capacidades auditivas, a flexibilidade vocal e as capacidades interpretativas. Além disso, a exigência vocal do dublador é extrema devido a necessidade de ampla plasticidade vocal e articulatória, e isso pode resultar em padrões vocais desconfortáveis e esforço vocal.
3. file:///C:/Users/Macha/Downloads/Pedro%20Rocha%20Zacheu%20TCC%20Completíssimozasso.pdf
CRIAÇÃO DE VÍDEO DE CURTA DURAÇÃO COM VISTAS A OTIMIZAÇÃO DO ALCANCE NA PLATAFORMA DO YOUTUBE - DE PEDRO ROCHA ZACHEU
A monografia tem por objetivo de relatar a criação de uma peça audiovisual para o Youtube, já que o uso de vídeos nas redes sociais é muito comum hoje em dia. Havendo uma grande disputa entre o YouTube e a televisão por vídeos mais influentes, o projeto concebe e produz uma peça audiovisual de curta duração adequando o conteúdo criado às especificidades técnicas, recursos interativos e comportamento do usuário na plataforma Youtube. Os integrantes ao longo de suas explicações do roteiro processual, ilustram também formas de como manusear a plataforma YouTube, destacando o assunto "descrição inteligente" como um gatilho de engajamento bem pensado do conteúdo. O processo das filmagens seguido por roteiros bem planejados e obter os materiais necessários, de torna a arma secreta de qualquer produção, afirmam. O vídeo final dos integrantes alcançou 229 visualizações, 36 curtidas e 3 comentários. Ele foi postado no canal do autor, chamado Toca Aí.
Todas essas monografias foram escolhidas através da minha área de interesse e experiência, com um pouco mais de conceitos envolvidos explicativos. Em um grande resumo, elas se conectam nos objetivos de inclusão e interação com o público geral de determinadas formas, recursos que acolhem sua área.
> NOME / MATRÍCULA: Andressa Machado / 190102454
> TÍTULO PROVISÓRIO: COMO OS AQUECIMENTOS DE VOZ SE PERDERAM NO DEPARTMENTO DE ARTES CÊNICAS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INTRODUÇÃO:
Este projeto tem motivo de descrever qual é a relevância da aplicação dos aquecimentos vocais em todas disciplinas de matérias práticas no Departamento de Cênicas (UNB) e analisá-la como ferramenta de aprendizagem efetiva, partindo de um pressuposto de onde essa adaptação resulta no destino dos processos disciplinares.
O aquecimento vocal é um método de estudo bastante utilizado pelos corpos docentes do Departamento de Cênicas (UNB) no âmbito da voz, que os acompanha em suas práticas pedagógicas nas disciplinas de A Voz Em Performance, A Palavra Em Performance e Voz E Palavra Na Performance Teatral Contemporânea 1, seus processos são seguidos por técnicas vocais que reduzem o mau desenvolvimento da voz contra possíveis danos.
Além disso, em tempos pandêmicos essa utilização se desencontra cada vez mais por falta de costume e adaptação das aulas em formato EAD ao remoto. A falta do acompanhamento é bem perceptível e problemática, pois os/as estudantes tendem a normalizar a perda da conscientização do uso saudável da voz.
OBJETIVOS:
A pesquisa tem por objetivo mencionar como a falta dos aquecimentos vocais podem contribuir consequentemente com a perda da conscientização do seu uso nas ademais disciplinas no Departamento de Cênicas (UNB), e através de entrevistas administradas por mim, compreenderemos como a ausência influenciou e ainda influencia no dia a dia de cada indivíduo.
JUSTIFICATIVA:
O trabalho em questão propõe uma reflexão sobre como a ausência de aquecimentos vocais prejudicam o desenvolvimento do ator em seus processos para a cena, mesmo quando não há a utilização da voz, visando que as técnicas vocais também incluem o bom rendimento da própria respiração e movimentação do corpo como o todo.
Ao analisar o histórico da formação da maioria das/dos estudantes, é possível ter a percepção de que grandes dificuldades se partem no mal hábito de realizarem o aquecimento vocal apenas nas aulas de voz, servindo o mesmo conceito na demais matérias. Um ponto chave importante a ser mencionado, pois a voz é tão quanto usada como o corpo, logo ela se torna um instrumento bastante prejudicada.
Se apoiando nas pesquisas, a importância da conscientização das aulas práticas no Departamento de Cênicas (UNB) terem mais aquecimentos também voltados a voz, é preciso desenvolver um planejamento de novas metodologias e principalmente, novos olhares sobre o uso correto da voz.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
O tipo de pesquisa a ser abordada é a quali-quanti, pois é composta por resultados efetivos acompanhados por meios de análises brutos, visando à compreensão dos problemas sociais apresentados. As fontes escolhidas para a coleta de dados contam com entrevistas realizadas com estudantes e o corpo docente do Departamento de Cênicas (UNB). Também inclui análises de documentos, artigos, livros. A biblioteca virtual visitada até o momento foi o Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=VOZ+NO+TEATRO&oq= ; http://www.sbfa.org.br/portal/voz_profissional/ator_%20antes_2005.pdf).
- Aydos B, Hanayama EM. Técnicas de aquecimento vocal utilizadas por professores de teatro. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia – V Congresso Internacional. Fortaleza, BR; 2003.
- Aydos B, Hanayama EM. Técnicas de aquecimento vocal utilizadas por professores de teatro. Revista Cefac [periódico on line] v 6 n.1. Disponível em URL:http://www.cefac.br/publicar/conteudo.phd?id=74. 2004.
- Barboza A. Corpo e voz. [Monografia de conclusão do curso de Fonoaudiologia]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1990.
- Barros AR, Curcio A, Fonseca GC, Balsalobre JL, Carvalho KR, Tironi VML. Em cena: a Fonoaudiologia no teatro. [Monografia de conclusão do curso de Fonoaudiologia]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1997.
- Brito MS, Ramos E. Preparação Corporal e Vocal para Análise Ativa In: Memória ABRACE V - Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Bahia: UFBA, 2001. p.508-514
- Brito MS. Os Problemas Vocais e Articulatórios dos Alunos-atores nas Escolas de Teatro Privadas e Públicas. In: Cadernos de textos sobre a voz do ator. Achcar A, Guberfain J (organizadoras). Rio de Janeiro: Núcleo do Ator/UNIRIO - Investigação e Documentação Teatral do Departamento de Extensão da UNIRIO, 2002. p.16-19
- Bussamara MC, Cruz HN, Guimarães PF, Khozan P, Marcellani ZM, Silva FX. A voz na formação do ator. [Monografia de Conclusão de Curso]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1993.
- Cruz, CRV da. A voz dentro do teatro. [Monografia de Conclusão de Curso]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1989.
- Gayotto LH da C. O Trabalho Fonoaudiológico de Preparação Vocal numa Montagem de Peça Teatral. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Fonoaudiologia, Santos. 1993.
- Martz MLW. Preparação Vocal do Ator. In: Ferreira, L. P. e Silva, M.A. organizadores. Saúde Vocal. São Paulo: Roca. 2002
> POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE PREFERÊNCIA):
1. Cesar Lignelli
2. Sulian Vieira Pacheco
3. Tiago Mundim
4. Alice Stefânia
5. Fernando Villar




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