Auto Avaliação MPAC 1/2022 Marconi Cristino

 Auto Avaliação MPAC 1/2022  Marconi Cristino


1 - O que aprendi nesse semestre?: Eu tive vários aprendizados nessa disciplina e vou mencionar alguns. Eu (re)aprendi a fazer improvisações cênicas. Devido a Pandemia, havia muito tempo que não fazia frequentes exercícios de improvisos e sei da importância dessa técnica. Provavelmente eu possa usar com mais frequência essa técnica tanto para me aquecer enquanto ator quanto para criação de cenas e dramaturgia. Eu aprendi diversas formas de coletar e armazenar material de pesquisa. Eu confesso que não sou muito familiarizado com o Blog, ferramenta proposta para uso durante a disciplina. Eu sei que ele pode ser útil,mas prefiro não usar para fins pessoais. Mas eu me senti motivado a usar alguma outra ferramenta para fazer registros, inclusive de materiais para usar no meu trabalho de conclusão de curso.

2 - No que tive maiores dificuldades?: A maior dificuldade foi justamente postar os exercícios escritos no blog. Meu computador teve problemas e deixei de fazer vários trabalhos. Tentei fazer alguns trabalhos usando o smartphone, mas é muito ruim. O que eu consegui fazer foi usar o computador da biblioteca da UnB,mas os computadores de lá não são tão bons. Outra grande dificuldade foi não ter chegado na disciplina alguma ideia em relação ao assunto do meu TCC. Mas foi na reta final do semestre que eu tive a ideia.

No início do semestre eu tive dificuldade de manter o ritmo corporal durante as aulas práticas. Na verdade eu não tenho um preparo físico muito aprimorado,mas aos poucos eu fui me adaptando ao ritmo da turma.


3 - Como foi a minha participação no curso? Quais foram as formas pelas quais contribui ou participei do curso?: No geral, eu achei que minha participação nas aulas discursivas e nas práticas foram boas. Eu sempre comentava e executava os comandos dos exercícios corporais. Mas confesso que minha contribuição em propor coisas foi bem tímida. Deveria ter contribuído mais. Vou ficar mais atento e mais ativo nos próximos semestre para ser uma pessoa menos passiva e mais propositiva
e colaborativa.

4 - O que poderia ter feito diferente de diferente?: Procrastinado menos e contribuído mais com sugestões relevantes

5 - Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina, como sugestão de atividades, indicação de outras possibilidades, etc.: Eu fiquei extremamente surpreso  e fui bastante surpreendido ao me deparar com aulas práticas na disciplina, uma vez que ela em tese é disciplina teórica. Eu imaginava que a gente passaria a maior parte do tempo falando sobre TCC, sobre como fazer cada parte do trabalho. Eu achei interessante o exercício de ler monografia de terceiros. Além de fazer a gente conhecer outros trabalhos, também gostei de conhecer algumas propostas que podem servir para estimular tanto quem tem quanto quem não tem assunto para o trabalho final.

Gostei muito dessa possibilidade de aprender com outras pessoas. Gostei da participação de convidados: Café e Pablo são pessoas muito generosas, criativas e provocadores. Eu acho que essas coisas devem ser mantidas para os  próximos semestres.

Uma sugestão interessante, dentro dessa ideia de chamar convidados, é chamar alguém do departamento que concluiu o curso para falar do seu tcc. Acho que isso pode ajudar a estimular os estudantes. Acho que chamar alguém formado no curso que concluiu o mesmo fazendo uma dramaturgia autoral seria interessante. Seria importante saber como foi desenvolvido o processo desde a escrita, passando pelo levantamento e construções de cena até o resultado final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

buscadores/

Projeto