RASCUNHO Formulário Diplomação

 

  FORMULÁRIO DE DIPLOMAÇÃO 

NOME / MATRÍCULA: Ana Carolina Resende Leite 180115758

TÍTULO PROVISÓRIO:  

Hibridismo entre teatro e cinema - as obras de Christiane Jatahy como ponto de referência /  

Como o hibridismo entre teatro e cinema pode corroborar para o enriquecimento de uma montagem/ 

Adaptação da premissa da Série Severance (Ruptura) utilizando recursos audiovisuais da série no palco OU adaptação de um filme (Nine Days) para o teatro - diferenças de linguagens

INTRODUÇÃO: Minha primeira formação é a Comunicação Social e o audiovisual e meu trabalho atualmente se volta para essa área, gostaria de vincular teatro ao cinema.  Por isso, gostaria de explorar os recursos audiovisuais no palco , encontrar dispositivos técnicos que possam incrementar e criar um espaço ENTRE essas duas linguagens.  Os recursos audiovisuais permitem trabalhar diferentes tempos, pontos de vista narrativos e construir a dramaturgia de uma forma rica e inovadora.

OBJETIVOS: 

Perceber as diferenças das linguagens e buscar dispositivos audiovisuais utilizados no cinema que podem ser incorporados no palco (exemplo: subjetivas, contraplanos, conversa com vídeo, presença e não presença da pessoa no palco - offscreen);
Encontrar formas de criar um ENTRE teatro e cinema, teatro híbrido, que seja interessante.

JUSTIFICATIVA: Eu me interesso pela temática, acredito que o audiovisual pode auxiliar na contação de histórias, bem como manter o teatro integrado as novas tecnologias, trazendo interesse do público que é bombardeado de novas imagens, tecnologias e entretenimento.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:

-Pesquisar obras audiovisuais que dialogam com o teatro - exemplo: Obras de Christiane Jatahy, Filme Nine Days,  Dogville, Jogo de cena, etc.

- Identificar dispositivos audiovisuais utilizados nas obras de Christiane Jatahy e outras obras que fazem essa mescla

-Identificar filmes que utilizam do teatro

- Adaptar uma premissa de uma série para uma peça teatral de 1h - encontrar as possibilidades dentro dessa adaptação

- Testar dispositivos já utilizados e buscar adaptações para uma montagem específica

-COELHO, Maíra Castilhos. As múltiplas presenças do ator : novas relações e inovações em territórios cênicos. São Paulo, 2017

-JATAHY, Christiane et al. Fronteiras Invisíveis: Diálogos para a Criação de A Floresta

que Anda. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó, 2017

-ROMAGNOLLII, Luciana Eastwood. Do corpo e da tela: especificidade e hibridismo

na zona fronteiriça do teatro com o cinema. In: Revista sala preta. 2015, pp. 267-273


 POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE PREFERÊNCIA) 

1. Alice Estefânia

 2. Roberta Matsumoto 

 3. Adriana Lodi

 4. Cesar Lignelli

 5. Rita de Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

buscadores/

Auto Avaliação MPAC 1/2022 Marconi Cristino

Projeto