RASCUNHO Formulário Diplomação
FORMULÁRIO DE
DIPLOMAÇÃO
NOME / MATRÍCULA: Ana Carolina Resende Leite 180115758
TÍTULO PROVISÓRIO:
Hibridismo entre teatro e cinema - as obras de Christiane Jatahy como ponto de referência /
Como o hibridismo entre teatro e cinema pode corroborar para o enriquecimento de uma montagem/
Adaptação da premissa da Série Severance (Ruptura) utilizando recursos audiovisuais da série no palco OU adaptação de um filme (Nine Days) para o teatro - diferenças de linguagens
INTRODUÇÃO: Minha primeira formação é a Comunicação Social e o audiovisual e meu trabalho atualmente se volta para essa área, gostaria de vincular teatro ao cinema. Por isso, gostaria de explorar os recursos audiovisuais no palco , encontrar dispositivos técnicos que possam incrementar e criar um espaço ENTRE essas duas linguagens. Os recursos audiovisuais permitem trabalhar diferentes tempos, pontos de vista narrativos e construir a dramaturgia de uma forma rica e inovadora.
OBJETIVOS:
Perceber as diferenças das linguagens e buscar dispositivos audiovisuais utilizados no cinema que podem ser incorporados no palco (exemplo: subjetivas, contraplanos, conversa com vídeo, presença e não presença da pessoa no palco - offscreen);
Encontrar formas de criar um ENTRE teatro e cinema, teatro híbrido, que seja interessante.
JUSTIFICATIVA: Eu me interesso pela temática, acredito que o audiovisual pode auxiliar na contação de histórias, bem como manter o teatro integrado as novas tecnologias, trazendo interesse do público que é bombardeado de novas imagens, tecnologias e entretenimento.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
-Pesquisar obras audiovisuais que dialogam com o teatro - exemplo: Obras de Christiane Jatahy, Filme Nine Days, Dogville, Jogo de cena, etc.
- Identificar dispositivos audiovisuais utilizados nas obras de Christiane Jatahy e outras obras que fazem essa mescla
-Identificar filmes que utilizam do teatro
- Adaptar uma premissa de uma série para uma peça teatral de 1h - encontrar as possibilidades dentro dessa adaptação
- Testar dispositivos já utilizados e buscar adaptações para uma montagem específica
-COELHO, Maíra Castilhos. As múltiplas presenças do ator : novas relações e inovações em territórios cênicos. São Paulo, 2017
-JATAHY, Christiane et al. Fronteiras Invisíveis: Diálogos para a Criação de A Floresta
que Anda. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó, 2017
-ROMAGNOLLII, Luciana Eastwood. Do corpo e da tela: especificidade e hibridismo
na zona fronteiriça do teatro com o cinema. In: Revista sala preta. 2015, pp. 267-273
POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE
PREFERÊNCIA)
1. Alice
2. Roberta Matsumoto
3.
4.
5. Rita de Castro
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