Projeto
NOME / MATRÍCULA: Aíssa Bianca de Souza Batista // 212001454
TÍTULO PROVISÓRIO: DRAMATURGIA DO CORPO EM CENA: A CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS NÃO VERBAIS DO ATOR.
INTRODUÇÃO:
Em uma peça teatral, muitas são as estratégias, através dos elementos teatrais, que colaboram com narrativa que é contada. Além do texto, pode-se fazer uma leitura relacionada ao sentido da peça pelo cenário, pela luz, pelo som, por tudo que é visível no palco, inclusive o ator, de forma integral. Neste sentido, é predominante nas bibliografias relacionadas às artes cênicas que quando está-se referindo ao corpo do ator, refere-se ao ator integralmente.
Desta forma, e para que se pense em uma narrativa a ser contada considerando principalmente o corpo do ator, é preciso que se tome consciência do corpo em si e em cena, e se registre os movimentos que surgem a partir das cenas para então chegar a uma leitura que seja não unânime e codificada, mas que leve o espectador a um leque de sentimentos correspondentes.
OBJETIVOS: pesquisar em bibliografias conhecidas estudos sobre o trabalho do corpo do ator em cena e suas leituras e significações; e analisar cenas selecionadas para entender o percurso do ator até chegar na narrativa contada pelo seu corpo, de forma não verbal.
JUSTIFICATIVA: existe uma tendência, desde antes do teatro contemporâneo se instalar, de não tratar o texto teatral como o eixo norteador de toda a prática teatral. Passou-se a criar espetáculos sem estabelecer uma hierarquia entre os elementos que compõem uma peça de teatro. Desta maneira, é possível criar uma cena, e, por que não, um espetáculo, inclusive a partir do corpo do ator. Assim, este projeto se justifica na tentativa de entender melhor como se dá este processo de construção da dramaturgia do corpo do ator em cena.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS/PRÁTICAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
Estudo em diversas bibliografias que se debruçam na expressividade do corpo em cena;
Análise da expressividade corpo do ator em cenas selecionadas;
Reflexões sobre o meu processo de construção de cenas, com destaque para os significados dos movimentos executados, na montagem da Diplomação.
POSSÍVEIS ORIENTADORES (CINCO EM ORDEM DE PREFERÊNCIA):
Lidia Olinto
Fabiana Marroni
Gisele Rodrigues
Jonas Sales
Comentários
Postar um comentário