ATIVIDADE 1 - CASTING. para dia 14/06
Faça uma nova postagem com as respostas para as próximas questões:
1- fale sobre suas experiências em processos criativos teatrais e não teatrais. Destaque algum espetáculo do qual você participou e a razão de você ter achado isso muito bom.
2- apresente as habilidades artísticas que você tem.
3- indique as habilidades outras que você tem (edição de vídeos, línguas, salto de paraquedas, etc)
4- Discorra sobre qual seria seu projeto de diplomação dos sonhos.
1. Tenho muita facilidade de ter uma imaginação fértil, improvisação, organização, orientação, paciência, comunicação. A minha apresentação de Inter 1 foi da qual eu tive muito contato em todos os aspectos de processos, um dos meus espetáculos favoritos, o outro foi de Inter 4, pois teve muita garra tanto em questão de autonomia, tanto em processos gerais (depois de 2 anos tendo aulas autônomas EAD.
ResponderExcluir2. Tenho muita facilidade de improvisar no canto, dança, produzir cenário simples, figurino, atuação, no próprio improviso.
3. Trabalho autônoma com edição de vídeos, arranho piano, sou boa nos esportes.
4. Meus projetos ainda não estão tão claros, trabalhados, mas as minhas principais ideias é envolver um cenário chamativo, utilizando todo o espaço de cena, ter uma introdução da peça, um momento interativo tanto na entrada tanto na saída, sons corporal e instrumental... Etc etc
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirR1- os meus processos criativos pra cena foram tranquilos, as vezes difícil de acessar, mas com um trabalho intenso deu bem certo. Já participei do espetáculo O Grande gafanhoto azul e ele foi um dos melhores espetáculo de processo criativo, o encontro de uma criança adormecida com uma jovem de 21 travada, empacada em ser adulta, me trouxe muita leveza e muita sabedoria, além de ter a quebra de uma inocência e brincadeira que carrego até hoje.
R2- As minhas habilidades artísticas são poucas, mas de muita importância, eu diálogo com o canto, com a performance, com o TO, cenários, maquiagens, figurino, sonoplastia.
R3- reflexiva ainda..
R4- o meu projeto de diplomação dos sonhos é trabalhar com pessoas compromissadas, responsáveis,com um espetáculo lindo e que incomode quem está assistindo.
1- Gosto do nicho interpretação e comicidade.
ResponderExcluirDestaco a que participei na disciplina Prática em Montagem. Trabalhamos um texto contemporâneo e pudemos colocar nossas próprias visões, foi um trabalho cooperativo na concepção de movimentos, marcações e intenções.
2- Comicidade, canto, trabalhos manuais.
3- O básico de edição de vídeo.
4- Um espetáculo com comicidade, música, dualidades e crítica/sátira sociais.
Um espetáculo que saísse da Universidade, que fosse apresentado em espaços da cidade.
1) A maior parte das minhas experiências em processos criativos estão na área do teatro. Comecei a atuar com 15 anos e desde então participei em inúmeras peças de teatro, onde sempre busquei colaborar com a minha visão para a montagem do espetáculo. Também já participei em alguns projetos audiovisuais, tendo atuado em alguns curtas na UnB e escrito, dirigido e editado vários durante a pandemia. Um espetáculo que eu destaco a minha participação foi a montagem de Zoológico a Céu Aberto na disciplina de Prática de Montagem. Por se tratar de uma montagem contemporânea que abordava diversos assuntos pertinentes nos dias de hoje eu pude colaborar, juntamente com o restante do grupo, de forma ativa para elaboração de cenas, intenções e os demais aspectos do espetáculo.
ResponderExcluir2) Minhas habilidades artísticas estão mais restritas a área da atuação, onde tenho mais experiência. Porém, também gosto muito de me aventurar na dramaturgia e colaborar nos aspectos estéticos da criação cênica, como direção de arte, sonoplastia e iluminação.
3) Falo inglês fluente e coreano intermediário, além de entender muito bem espanhol. Sei editar vídeos. Atualmente estou cursando sonoplastia, então até o fim do semestre terei um maior entendimento sobre edição de áudio. Sou muito bom com tecnologia de uma forma geral e aprendo muito rápido tudo o que não sei dentro dessa área. As pessoas também costumam me dizer que eu escrevo bem.
4) Gostaria de trabalhar em um espetáculo com um roteiro de qualidade, seja ele uma adaptação ou uma dramaturgia própria da turma. Possuo interesse em me aventurar na escrita dessa dramaturgia. Gostaria de trabalhar algo mais voltado para o drama, principalmente num tema de mistério e/ou sobrevivência. Embora eu não tenha muitas habilidades musicais, eu adoraria me aventurar na apresentação de um musical.
1) Os processos criativos teatrais são sempre desafiadores pra mim porque minhas primeiras experiências teatrais foram no próprio curso de artes cênicas. Por isso, busco estar inteira na experimentação e desenvolvimento de cada técnica proposta.
ResponderExcluirDiria que as melhores monstagens que já participei foram "Sala de Espera", uma livrérrima adaptação - como diria a própria diretora, Luciana Mauren - de "Esperando Godot". E "Essa Mensagem Foi Apagada", adaptação do texto "Time" de David Ives.
Na primeira, o resultado foi satisfatório porque depois de muitos exercícios e experimentações, conseguimos enxergar o personagem com nitidez, o que resultou numa interpretação consistente.
Na última, por serem muitos atores em cena o tempo todo, tive uma sensação nova: segurança, algo que não tinha vivenciado ainda no teatro.
2) minhas habilidades artísticas estão mais voltadas para improvisação de cenas (como parte do processo criativo) e composição musical.
3) tenho outras habilidades em: dança (streetdance/freestyle);
instrumentos: violão - intermediário
Baixo - básico
Bateria - básico
4) Basicamente, o projeto de diplomação dos sonhos seria um trabalho consistente, objetivo, ainda que simples, mas com todas as dramaturgias (som, luz, movimento) dialogando entre si.
1 - A minha trajetória no teatro começou no final da década
ResponderExcluirde 90 (1999), através de oficinas em escolas públicas. As oficinas não vingaram. Voltei a fazer oficinas de teatro no ano de 2005 quando eu estava concluindo o ensino médio numa escola pública em Ceilândia. No referido ano foi formado o grupo arte em expansão, que encerrou sua trajetória no ano de 2009. No repertório do grupo foram elaborados três espetáculos, sendo que dois deles são autorais e estruturado através de processo colaborativo e criação coletiva. A direção era de Nei Cirqueira, na época estudante de Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. O grupo, formado majoritariamente por iniciantes e pessoas com pouca experiências em teatro, criou o espetáculo "Aprender a Ser Grande_, uma criação coletiva Que contava a história de uma criança que brincava de boneca e que enfrentava preconceitos tanto da família quanto as pessoas do seu convívio?; O segundo espetáculo do repertório do grupo chama-se "Vila do Alívio ", que conta a história do surgimento do bairro Expansão do Setor O, em Ceilândia. A Dramaturgia foi construída através de pesquisas coleta de relatos de pessoas que nasceram e cresceram na Expansão do Setor O. Esse espetáculo me abriu porta para participar de outros projetos, incluindo uma participação como ator no espetáculo Dunas pelo grupo sutil ato na direção de Jonathan Andrade e Catarina Melo.
2 - Eu não consigo identificar quais são as minhas habilidades quanto ator. Mas eu gosto de improvisar, tenho facilidade com drama. Me considero criativo para improvisos e criação de cenas.
3 - Além de ator, eu também sou fotógrafo. Também tenho noções básicas de edição de fotos. Eu também sei tocar alguns instrumentos de percussão, tais como surdo, repinique, caixa e agogô.
4 - O meu projeto de diplomação dos sonhos seria um espetáculo autoral em que eu pudesse escrever ou contribuir na escrita e na dramaturgia do espetáculo em questão.
1- fale sobre suas experiências em processos criativos teatrais e não teatrais. Destaque algum espetáculo do qual você participou e a razão de você ter achado isso muito bom.
ResponderExcluirAs minhas experiências no teatro tem sido em sua grande maioria em oficinas livres de teatro e montagens acadêmicas. Atualmente estou em uma montagem que não é acadêmica pela primeira vez, recebendo como atriz especificamente e isso tem sido muito legal. Estamos começando as leituras do texto com a direção, a convite de outra atriz. Vamos apresentar em dezembro de 2022.
No ano passado em prática e Montagem fizemos a montagem de Zoologico a ceu aberto, foi um processo muito interessante pois a partir de diversos exercícios realizados em sala, criações individuais e coletivas pudemos montar cena a cena. Gostei muito de exercícios anteriores que não tinham a ver necessariamente com a peça corroboraram para a criação da montagem.
Também participei da direção da estudante Alzira, na qual pudemos contribuir com a dramaturgia a partir de conversas e jogos teatrais com a diretora/dramaturga. Foi uma adaptação da obra 1984, porém com uma parte de nós atrizes discutindo sobre relações de poder. Então tinha uma metalinguagem bem interessante por justamente trazer experiências pessoais nossas ao texto.
2- apresente as habilidades artísticas que você tem.
Gosto de brincar com o improviso, gosto de trabalhar com textos dramáticos e mesclar com o corpo, apesar de não ter habilidade de dança , sou simpatizante da dramaturgia.
3- indique as habilidades outras que você tem (edição de vídeos, línguas, salto de paraquedas, etc)
Tenho habilidade na área de fotografia, filmagem, edição de vídeo, roteiro de cinema.
4- Discorra sobre qual seria seu projeto de diplomação dos sonhos.
Um projeto de diplomação dos sonhos é conseguir fazer uma obra teatral no estilo das obras de Christiane Jatahy. Eu gosto muito de dramaturgia contemporânea, então teria uma certa diferença nesse aspectos, já que a diretora gosta de pegar clássicos e trazer para os dias atuais. Minha diplomação conseguiria fazer um hibridismo interessante entre teatro e cinema, trabalharia o ficcional e o documental, confundindo a plateia. E poderia ser uma dramaturgia própria também.