Marconi Cristino - Leitura de monografia I

 No exercício proposto na aula anterior, foi sugerido a leitura de três monografias. Eu resolvi enviar separadamente a análise de cada monografia lida. Eu acredito que se colocar de forma separada, fica melhor para quem for eles as postagens.


Minha primeira leitura foi do Trabalho de Conclusão de Curso de um ex aluno do Curso de Bacharel em Artes Cênicas Universidade de Brasília.

Autor: João Gabriel Aguiar Ferraz Matos. 

Título: Lugares de Negro, Lugares de Riso: Agências Negras do riso entre cena cômica e na sociedade.

Orientador: Victor Hugo Leite de Aquino Soares. Banca: Cecília de Almeida Borges e Érico José Souza de Oliveira.

Número de Páginas: 62

Data de Apresentação: 17 de maio de 2021.

Link do Material: https://bdm.unb.br/handle/10483/29617

O que me levou a ler essa monografia foi puramente o acaso (será?). Eu estava visualizando perfil de uma rede social e o autor do trabalho postou na sua rede social o seu trabalho. Na postagem, ele sugeriu a quem possa interessar, a leitura do seu trabalho. O fato do trabalho trazer a temática racial, resolvi pesquisar o material no Google (sugestão do próprio) e fazer a leitura.

No trabalho em que eu li, Gabriel, que é ator e palhaço e que se auto-declara como uma pessoa negra de pele clara, questiona sobre o lugar do negro na cena cômica e social. Ele apresenta incômodos de como  esses corpos são representados dentro e fora da cena, utiliza como referência a obra "Lugar de Negro", da Antropóloga Lélia Gonzalez para ajudar a compreender melhor sobre como a nossa sociedade enxerga as pessoas negras e como isso aparece na cena cômica.

O autor também referencia Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do país, Maria Elza Alves dos Reis, a Palhaça Chamego, a Atriz Ana Luiza Bellacosta e Cibele Mateus.


Além dessas referências citadas acima, o autor fala um pouco sobre a figura do palhaço e do Mateus, personagem da brincadeira do Cavalo Marinho, personagem interpretado por Cibele Mateus.

Eu gostei bastante do tema, pois na condição de ator negro, é sempre bom que essa temática seja difundida e que mais pessoas possam refletir sobre.

Recomendo a leitura, principalmente para pessoas pretas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

buscadores/

Auto Avaliação MPAC 1/2022 Marconi Cristino

Projeto