Atividade a partir de "Entre Quatro Paredes" - Nathan Balzani
Para a criação da minha proposta de cena a partir da obra de Sartre, eu examinei e revisitei diversas obras literárias e audiovisuais que já havia lido ou assistido com o tema de confinamento e/ou infernos pessoais. Acabei escolhendo uma obra audiovisual, o filme "Climax" de 2018, dirigido pelo cineasta francês Gaspar Noé. O filme segue uma trupe de dança francesa que realiza um ensaio de dias de duração em uma escola abandonada, a última noite de ensaio é um sucesso, mas o momento pós-festa do grupo toma um rumo sombrio quando a tigela comunitária de sangria é enriquecida com LSD, deixando cada um dos dançarinos em estados agitados, confusos e psicóticos.
Como essa obra se relaciona com o texto de Sartre? Bom, ambas as obras tratam do confinamento e o estado de explosão de sentimentos que se instaura quando várias pessoas estão trancafiadas em um mesmo local. A música e a fisicalidade são aspectos que temos trabalhado desde o início do semestre, além de ser algo que a grande maioria da turma nutre interesse. Não quis deixar o que já havia sido trabalhado até então de lado, quis relacionar os aprendizados de ritmo, musicalidade, fisicalidade e até mesmo de exaustão com a minha proposta de cena.
Tendo isso em mente, para a minha proposta de cena e improvisação eu resolvi relacionar a dança e a loucura do filme com o texto. A cena se passa no palco vazio, onde se transfigura uma pista de dança ao som de uma música eletrônica extraída da própria trilha sonora do filme Climax. Os três personagens da obra de Sartre, Inês, Garcin e Estelle estão dançando em cantos diferentes do palco, sem consciência da presença uns dos outros. Inês é a primeira a tentar algum tipo de aproximação, ao ir em direção e puxar assunto com Estelle. A partir daí, a cena se desenrola utilizando um pequeno trecho adaptado da obra de Sartre e abre possibilidades para improvisação dos atores ao perceberem que estão no inferno e que não conseguem, por mais que tentem, parar de dançar.
Segue abaixo o PDF com o roteiro da cena. Também deixo o link para a música eletrônica a ser utilizada na cena, extraída do próprio filme. Assim também como o trailer do filme, para aqueles que nunca o assistiram poderem ter uma ideia sobre o que se trata.
Link música: https://www.youtube.com/watch?v=po8stpdCyXc&t=85s ou https://open.spotify.com/track/7nIsxHK8t1p215mXLpZgbh?si=a683ffcf584f4f63
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XqJjoQopX50
PDF do roteiro de improvisação: https://drive.google.com/file/d/1TGKkycNZntgtUUjnlFEbgyNd2GQJ17qI/view?usp=sharing
Comentários
Postar um comentário